Se você leu o título deste artigo e respondeu SIM, ótimo! está dentro de poucos porcentos que possuem, mas mesmo assim, continue a leitura que talvez você seja como 90% das prefeituras; Até tem área, departamento ou secretaria de Tecnologia da Informação, mas não sabe como evidenciar isso perante ao TCE.

Agora, se você respondeu NÃO à pergunta do título, você também deve ler até o final mesmo!

Não é novidade para ninguém que sem computador, internet e softwares não se faz nada em lugar nenhum do mundo. Bom, a Tecnologia da Informação e Comunicação é serviço, pessoas e processos importantíssimo para todos os negócios, talvez você não entenda que uma prefeitura seja uma empresa e que presta serviços, talvez não precise dar lucro, mas é uma empresa! Certo!?

Independente do tamanho é necessário analisar e instalar o melhor software para o computador, é necessário ter o melhor computador de acordo com o custo benefício, é necessário treinar a pessoa para usar o software, é necessário ter um técnico de confiança para prestar manutenção e confiar os dados, será necessário ter um link de internet, e por aí vai… 

Se a sua empresa ou prefeitura é pequena, como a grande maioria das prefeituras de municípios do Brasil é, ela é igual a uma empresa pequena, precisa ter computador, internet, softwares e pessoas para trabalhar e entregar o produto ao cliente, a analogia se faz necessário para entender e já responder o que muitos perguntam, continue lendo.

Minha cidade é pequena, precisa ter Governança de TIC?

Quem faz tudo isso!? É a Tecnologia da Informação – TI, e a prefeitura precisa ter uma pessoa no mínimo para “tomar conta” de tudo, às vezes tem uma pessoa apenas, concursada ou comissionada no cargo, mas é preciso ter. 

Se a sua prefeitura é pequena ou não, já criou um setor ou departamento ou não pensou nisso ainda, tenha em mente que toda empresa grande hoje começou pequena e hoje tem um setor bem consolidado de TI.

Sua prefeitura é pequena e por isso você não tem setor de TI ou por não ter setor de TI e por isso sua prefeitura é pequena? Reflita e compare com as empresas privadas.

Bom, o importante é que se a sua prefeitura é pequena ou não, você precisa ter uma área denominada de TI, se você tem uma prefeitura grande precisa ter uma Secretaria de TI. Agora se você já tem uma Secretaria de TI precisa pensar em treinar, contratar, avaliar, metrificar, focar, entregar, servir e melhorar os índices cada vez mais.


Sua prefeitura precisa melhorar os Índices de Efetividade da Gestão Municipal?

Cadastra-se e receba a análise gratuita da maturidade da sua Governança de TI, perante ao IEG-M do Tribunal de Contas do Estado

Compartilhe Conteúdos Atualizados