Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
Todos os municípios do Brasil que são fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado precisam desenvolver o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.
São enviados anualmente um formulário para cada eixo, são 7 eixos, no eixo i-Gov o item 2 é perguntando se a Prefeitura Municipal possui o Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
Mas o que é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação?
Trata-se de um documento oficial e público que o gestor responsável desenvolve demonstrando as diretrizes e metas da Tecnologia da Informação e Comunicação em toda a gestão pública municipal.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação demonstra o planejamento em pequeno, médio e longo prazo de; O que cada secretaria, setor e departamento deverá melhorar, acrescentar e/ou mudar para que a Tecnologia ajude ainda mais as pessoas.
Para que seja feito um bom Plano Diretor é necessário analisar todos os departamentos, setores, secretarias e órgão público municipal descrevendo a infraestrutura de TIC, interligar nas peças orçamentárias do município, em seguida pesquisar e descrever todas as melhorias de cada local e fazer um projeto para a execução das melhorias. Lembre-se também de disponibilizar na página oficial do município o documento na sua última versão.
Várias melhorias podem ser incluídas no Plano Diretor, inclusive melhorias nos recursos humanos, infraestrutura da área de TI e até mesmo a criação de um setor, departamento ou até mesmo uma Secretaria de Tecnologia da Informação para o Município.
Sua prefeitura precisa melhorar os Índices de Efetividade da Gestão Municipal?
Cadastra-se e receba a análise gratuita da maturidade da sua Governança de TI, perante ao IEG-M do Tribunal de Contas do Estado