As startups são empresas iniciantes de base tecnológica de alto risco que estão em busca de um modelo de negócio, sustentável, repetitível e escalável.

Em busca de um modelo de negócio sustentável, as startups resolvem problemas em diversas áreas como saúde, educação, transporte, segurança dentre outros. Ainda, não possui faturamento e não tem condições de pagar salários para funcionários, geralmente são constituídas por uma ou duas pessoas que são sócias.

Atuação das startups em diversas áreas

Há muitas startups em diversas áreas e são separadas em Agrotech (startups que resolvem problemas do agronegócio), Fintech (para área financeira), Health Tech (da saúde), Edutech (educação) dentre outras.

Muitas empresas famosas hoje são frutos de ideias que foram pensadas em resolver problemas, como por exemplo o modelo de negócio disruptivo do cartão de crédito Nubank, iFood, 99 Taxi, Uber, Facebook dentre outras milhares de ferramentas que utilizamos diariamente.

Então, quando você pensar em uma ideia para resolver um problema em comum, pense em quantas pessoas poderão utilizar sua solução!

Eventos que contribuem fortemente para fortalecer e incentivar o processo de criação de uma startups

Há diversos eventos como Startup Weekend (evento de 54 horas de muito trabalho com foco no empreendedorismo, inovação e tecnologia) outro formato e Hackathon (maratona de programação) que se tornaram um grande início para as pessoas entenderem como jornada empreendedora é iniciada.

É muito importante que as cidade oferecam locais apropriados para ajudar os empreendedores no início de jornada. Algumas cidades possuem alternativas que ajudam jovens empreendedores a aprender mais sobre modelo de negócios e tecnologia para iniciar seus projetos inovadores.

Ambientes adequados para o incentivo e desenvolvimento de novos negócios

Esses lugares são ambiente de inovação como: coworkings, incubadoras de empresas de base tecnológica, centros de inovação e parques tecnológicos que disponibilizam infraestrutura, consultores, mentores a valores acessíveis para auxiliar os empreendedores, além da realização gratuita de eventos que contribuem para a bagagem dos empreendedores.

Realizamos os projetos e executamos eventos de empreendedorismo e maratonas de programação. Temos também modelo de maturidade que aplicamos nas startups ajudando elas a cresceram e desenvolver-se mais e com menor risco de caírem no vale da morte.

As empresas públicas e privadas precisam incentivar mais para que nasçam dentro das cidades e empresas soluções inovadoras que utilizem tecnologia para resolver problemas das cidades e das empresas.


Compartilhe Conteúdos Atualizados